E o preço das cervejas? Quanto é caro e quanto é barato?

Eu vi um texto faz algum tempo, mas mesmo depois de horas sobrecarregando os servidores da Google, não consegui achar ele novamente. Então vamos lá, começar baseado no que me lembro, e que de certo modo faz sentido, e pode dar uma boa direção quando você quer saber se aquela cerveja especial VALE o quanto estão cobrando por ela!

foto roubada... me processem!

A média proposta pelo post que li dizia que:

“Uma média de preços para cervejas especiais em garrafa de 600ml é de R$ 15,00. E para long-necks e latas de 355ml, a metade: R$ 7,50”

Tá, nem sempre é assim! Na verdade, quase NUNCA é assim! O que esse louco estava propondo quando escreveu isso? E onde achar cervejas baratas assim?

Primeiro: isso é baseado em um determinado preço “de custo“. Ou seja, o menor preço possível que você achar naquela cerveja. Que significa: supermercados, lojas online, promoções em lojas físicas locais. Não queira aplicar essa regra em um bar de cervejas especiais, sexta de noite, onde a média vai ser de 20 a 35 reais por garrafa de 600ml. Ressaltando sempre:

“O preço não define a qualidade de uma cerveja.”

Aliás, preço não define nada! Define o quanto de lucro que o comerciante vai ter e o quanto você vai ficar pobre, consumindo determinado produto (sem mimimis sobre o custo de produção das artesanais, tá? Eu sei como é o mercado). E antes que alguém questione: ok, às vezes, preço pode definir sim, a qualidade da cerveja. Vide cervejas comerciais, mais baratas, mas que tem muito menos cevada e lúpulo. E algumas cervejas especiais, que conseguem ter um bom preço por causa do volume que são produzidas.

Não vou me estender mais sobre o que o povo define como o preço que elas acham “justo” por uma cerveja. Só ressaltando que isso aqui foi um trabalho de observação (de outra pessoa, em um blog por aí) e constatação (eu mesmo concluí isso também). E sim, dá pra beber bem minerando cervejas por aí! Só não dá pra escutar gente que fica comparando promoção de litrão com aquela oferta de Brewdog Tokyo…

Só mais aquele pitaco de sempre, e que o pessoal não absorve: CERVEJA É COMO QUALQUER OUTRO PRODUTO, que tem sua segmentação premium, com produtos mais caros, mas que tem mais qualidade, usa ingredientes diferenciados e tem o trabalho artesanal de fazer uma bebida boa e única. Se você não quiser pagar por isso, problema seu. EU PAGO!

Desculpem o desabafo final… Pensando bem, nada de desculpas! Vivam e deixem viver! E que a fonte nunca seque!

 

Anúncios

2 comentários sobre “E o preço das cervejas? Quanto é caro e quanto é barato?

  1. Pingback: Brahma Granja Comary | is beer

  2. Pingback: Hambúguer + cerveja goiana! | is beer

Comente aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s