What the fuck is Reinheitsgebot?

Eita nome feio, para nós, adeptos do português com “paralelepípedos” e “inconstitucionalissimamentes”! Enfim, isso até rendeu uma camiseta bem humorada da Beer Freaks que ainda teimo pão-duristicamente em comprar:

what-fuck-reinheitsgebot-2013-12-15-22-54-34Hoje, dia 23 de abril, inventaram essa leia. Então é o seguinte: a danada da “Lei da Pureza da Cerveja”, determinava que a breja deveria ser fabricada apenas com água, malte de cevada e lúpulo. Não, não tinha levedura de cerveja na época. Então é errado usar ela hoje, de acordo com essa bendita lei?

ReinheitsgebotEla surgiu pela necessidade de prevenir a competição com padeiros pelo trigo e centeio. Pois é, segundo a Wikipedia, os cervejeiros alemães tinham que usar cevada, exclusivamente, pois assim o centeio e o trigo seria reservado para os padeiros, por ser mais acessível, e deixar os pães mais baratos. Tá, tinha isso, e também para prevenir que os revolucionários da época parassem de usar outros ingredientes, para diminuir a competição.

E o lance de uma cerveja seguir ou não a lei? Bom, já que ela surgiu na época por motivos políticos, não se pode determinar a qualidade de uma cerveja por causa ou não dela seguir a pureza de ter apenas água, malte de cevada, lúpulo e levedura. Haja visto (ô vontade de evitar esse termo…) as excelentes cervejas que existem e não se limitam a esses únicos ingredientes.

Bom, não quero me estender na discussão sobre esse nome que a gente arrota, depois de bêbado. Só lembrar que é mais um motivo para comemorar! Agarre sua alemã preferida e solte um Ein Prosit! Ah, como se fala? (Obrigado pela dica, Mestre Cervejeiro)

Rain-raits-guebolt

Difícil achar algo que não seja sexista, em relação a cerveja, Alemanha e Oktoberfest

Referências mil, se quiserem ler mais, tem no Bebendo Bem, no Brejas e no Mestre Cervejeiro.

Anúncios

Um comentário sobre “What the fuck is Reinheitsgebot?

  1. Pingback: Cerveja impura! Não quero! Ou quero? | is beer

Comente aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s